somos bons ou assim assim?

(nota: este texto estava escrito desde 2009 mas esquecido nos rascunhos)

tomo a liberdade de mais a frio analisar um pouco o nosso futebol, os nossos futebolistas e a nossa selecção. sobre o nosso futebol pouco mais há a dizer do que aquilo que já aqui tenho referido: desorganizado, pouco profissional, com elevado deficit de dirigentes com classe, sabedoria, experiência e inteligência. apenas agora com o surgimento de rui costa, vítor baía e pedro barbosa a esperança renasça e melhores dias por aí venham. sobre os árbitros que dizer? incompetentes, com pouca ou nenhuma vergonha e sem classe, isto para não ir um pouco mais longe na apreciação...
aos nossos jogadores não falta talento mas sim humildade e uma outra abordagem competitiva, mas vamos por partes:
infelizmente não existe no futebol português um guarda-redes de dimensão internacional.
que me desculpe o ricardo, o quim, o eduardo, o rui patrício e o beto. falta aquele tipo de guarda-redes que chega a qualquer equipa do mundo e tem lugar "de caras". completo, bom a sair da baliza, inviolável nos cruzamentos, frio nos postes, que privilegia a colocação na baliza em detrimento dos voos para a fotografia, os passarinho voam muito mas nunca vi uma gaivota ou um pombo de luvas calçadas. confesso que vi em moreira essas qualidades, clubismos à parte, mas a lesão tirou-lhe irremediavelmente a possibilidade de explodir. tenho esperança que daniel fernandes possa agora ocupar esse lugar, mas com o "status quo" vigente não acredito muito.
defesas laterais só temos para já o bosingwa na direita porque na esquerda esqueçam lá isso. antunes poderia ser o tal mas parece que não "vão à bola" com o garoto.
na zona central da defesa só pepe não chega como se viu no bezerrão. com ricardo carvalho "de molho" e o fim precoce de jorge andrade a coisa está complicada porque teimam em deixar meira no banco.
na posição "6", o trinco acabou, não temos um grande comandante que saiba pegar no jogo e sentir as necessidades da equipa, acelerar quando é preciso, parar quando necessário, enfim não há, meireles não tem a subtileza necessária e mesmo "bruto" e "sarrafeiro" o petit deixou saudades.
opção a deco no lugar"10" também é o que se sabe, umas vezes joga moutinho, outras maniche ou tiago ou... do que falo é que jogadores acima da média, aqueles que mesmo em baixo de forma deixam o perfume do seu futebol em qualquer lado.
nas alas temos algumas opções mas é o que se sabe: simão é certinho, não sabe jogar mal

Comentários

Mensagens populares