lápis azul

(publicada: quarta-feira, 24 de setembro de 2008)

no post anterior fiz referência ao facto de não concordar com um texto que o eugénio queiroz assinou no seu blog.
contudo, verifico com preocupação que os novos tempos parecem mais não ser que um decalque dos antigos.
já nem discuto a forma jaez e boçal como a maioria dos seus leitores manifestaram discordância com o teor do seu texto, isso apenas revela o nível da maioria dos "doentinhos da bola", agora passar-se da critica obscena à delação, ao melhor estilo de outros tempos, isso deixa-me preocupado.
fui surpreendido com o facto do eugénio ter sido "citado" pelo conselho deontológico do sindicato dos jornalistas, após denúncia.
o eugénio publica a missiva recebida e também a resposta que enviou.
esta é uma situação preocupante que configura um retrocesso na liberdade de imprensa e, muito mais grave ainda, na própria liberdade da nação.
o que me levou a não concordar com o texto do eugénio queiroz foram questões meramente morais e de índole editorial, e não pelo facto do eugénio ter, alegadamente, ofendido ou melindrado a dignidade de quem quer que seja.
os deficientes, atletas ou não, não precisam nem querem piedade.
os deficientes, atletas ou não, apenas desejam as mesmas oportunidades de se assumirem cidadãos e seres humanos por inteiro.
o "bufo" que fez queixa do eugénio, e não conheço outro epíteto para o qualificar, não o fez por solidariedade para com o movimento paralímpico, fê-lo certamente por outras razões, por outras paixões e por outras modalidades, foi apenas e só um pretexto para exorcizar frustrações.
também a celeridade com que o conselho deontológico do sindicato dos jornalistas inquiriu o eugénio queiroz e as perguntas que lhe são formuladas denotam grave deficit de tolerância e talvez de algo mais.
não deveria este órgão sindical estar atento a outras irregularidades que se cometem como a existência de jornalistas que não recebem salários, a exploração dos estagiários nas redacções, a "confusão"existente nos jornais televisivos entre conteúdos jornalísticos e promoções a programas de entretenimento?
não é democrático e não fica bem a um sindicato, ainda por cima de esquerda, alimentar e promover a "bufaria".
o eugénio não foi ofensivo nem grosseiro ao emitir a sua opinião, ele é livre de a expressar da mesma forma que os autores dos comentários foram livres de o ofender alarvemente e ainda, sempre a coberto do anonimato cobarde, foram livres para serem "bufos".
não concordo com o que o eugénio escreveu mas concordo que o eugénio tem a liberdade de o escrever e a liberdade de ter e partilhar a sua opinião.
os deficientes, atletas ou não, por certo que preferirão quem lhes diga frontalmente o que pensa do que aqueles, falsos moralistas, que apenas têm pena.
eu não tenho pena dos que estiveram a representar portugal em pequim nos jogos paralímpicos, tenho sim pena é dos "bufos" que fizeram queixa do eugénio queiroz ao conselho deontológico do sindicato dos jornalistas.

Comentários

Anónimo disse…
o eugénio deve ser parvo mas os gajos do sindicato pedem-lhe meças...

Mensagens populares