um sonho de selecção (2)

o que começou por ser uma brincadeira está a tornar-se uma coisa séria (se exceptuarmos os que apenas escolhem os jogadores dos seus clubes e aquele que me escolhe a mim para guarda-redes).
tenho recebido dezenas de mails a dar ideias e a fazer sugestões pelo que vou reformular a escolha da equipa:
na realidade é injusto colocar no mesmo saco jogadores de gerações diferentes pelo que irei dividir a escolha num processo triplo.
iremos escolher os melhores dos 60/70, 80/90 e dos anos 90 até hoje. finalizado este processo teremos um lote mais reduzido de atletas e então será mais fácil escolher a nossa selecção de sonho.
começamos pelos guarda redes, cada votante pode votar num guarda-redes de cada uma das épocas.
apenas a votação para treinador será comum.
as votações seguem dentro de momentos:

Comentários

Anónimo disse…
Estou a ficar ,com agua na boca !
Ricardo Campos disse…
de 90 até aos dias de hoje :
1-vitor baia
2-Bosingwa
3-jorge andrade
4-ricardo carvalho
5-paulo ferreira
6-costinha
7-maniche
8-deco
9-figo
10-rui costa
11-Ronaldo
LC disse…
este Orelio até enjoa com a merda do porto.

JCS, em vez do Carlos Gomes não era mais justo o Carvalho?

Apesar de achar sempre que o CP é o melhor deles.
LC disse…
Esqueci do porquê... É que o Carlos Gomes foi da década de 50 e saiu para Espanha em 59
Ricardo Campos disse…
Caro LC:

Chamo-me Aurelio Estorninho e agradecia que me tratasse como tal.
apenas exprimi a minha opinião...

se é um saudosista do antigo regime onde apenas o benfica a nivel desportivo tinha expressão, lamento-o... agora mal ou bem todos têm direito a expressarem-se
Apenas coloquei o carlos Gomes, mesmo sendo do início da década de 60 porque todas as pessoas com que tenho conversado e que são do Sporting me dizem que Damas apenas teve em Carlos Gomes um "rival" à altura no Sporting. Apenas o feitio "rebelde" de Carlos Gomes o impediu de ser um dos melhores do mundo.
Sobre a polémica entre dois comentadores tenho apenas algumas diferenças sobre a selecção que o sr. estorninho colocou:
tirava o jorge andrade e colocava o pepe, tirava o costinha e punha o paulo sousa e tenho sérias dúvidas entre o maniche e o simão.
de resto a coisa estaria mais ou menos equilibrada.
já agora e meramente como informação posso dizer que os guarda-redes que escolhi foram o carlos gomes, bento (porque não podia votar também no damas) e baía.
estes três hoje em dia estariam no lote dos 5 melhores do mundo.
LC disse…
JCS, eu entendo a questão, mas o titular da baliza no Sporting foi o Carvalho na década de 60, o Carlos Gomes não é nem nunca foi rival do Damas porque nunca disputaram o lugar.
O Carlos deixou o Sporting em 58 e não mais jogou ou fez parte do Sporting
Já o Damas, estreou-se no campeonato da 1ª divisão em 68... e quase a terminar o campeonato passou a titular relegando o Carvalho para o banco.
Anónimo disse…
Então e assim! anos 60 .70. 80.90 GOSTEI!

O MEU ONZE TITULAR ..

1-Bento
2-Veloso
3-germano
4-humberto
5-Artur Correia
6-Jaime Graça.
7-Coluna
8-José Augusto
9-Eusébio
10-Torres
11-Simões

suplentes !!!

12-Vítor Damas
13-Eurico
14-Paulo Sousa
15-Rui Costa
16-Chalana
17-Luis Figo


sff,desculpar mas está e minha !
LC disse…
E o Barrigana ainda é mais antigo, decadas 40/50, em 60 o do Porto era o Américo
Ricardo Campos disse…
bento!!!
perdoem-me , mas discordo com vocês, o bento nunca foi grande guarda redes, era atacanhado era baixo , engatou 2 ou 3 grandes exibições em toda a carreira dele e mais nada... foi com bento que o benfica foi goleado em casa por duas vezes.
sempre tive a ideia que o bento era uma pessoa cheia de problemas de dependencia de alcol e que o benfica o mantinha apenas por esmola.
para mim o benfica nunca teve nenhum grande guarda redes Português, pelo menos que eu tivesse visto jogar.
desculpem se não sou politicamente correcto
LC disse…
Aurélio, agora sem entrar em picardias...

Não deve ter visto muitas vezes o Bento.

Infelizmente, e eu não quero falar de palmarés porque ele o tem, o Baía foi o melhor GR português dos últimos 15 anos, mas qualquer Bento, Damas, Azevedo ou Carlos Gomes e Américo o metiam no saco.
Anónimo disse…
Não percebo. É para votar no quadro ou para votar nos comentários? Esclareça-me por favor.
Por outro lado,uma das coisas sem significado que existem, é quando não se consegue ser isento. Ou é por ignorância ou por teimosia.
Concordo com as observações do lc e quanto a GR votei em Carlos Gomes, Bento e Baía. Quero dizer no entanto, que se bento e baía fossem contemporâneos, o baía não passava do que o Ventura é hoje no FCP.

EJ
Anónimo disse…
Só mais uma coisinha. Votei em Carlos Gomes porque em 60 ainda era GR, só não jogava em Portugal.
Anónimo disse…
Desculpem lá, mas só mais uma coisinha. Vítor Baía é o GR com mais troféus conquistados no Mundo. É um GR de nível elevado e soube conduzir a sua carreira como poucos. No entanto, lembro que não era um super GR. Lembro que nem era o titular em 89. O titular era Bizarro. Acontece que lhe saiu a sorte grande com uma conjuntura muito favorável e um técnico que apostou nele. A partir daí foi grande, não por ser GR, mas por não ter desperdiçado oportunidades e cimentar uma carreira única. Neste aspecto Baía, foi o melhor de todos.

EJ
LC disse…
"Desculpem lá, mas só mais uma coisinha. Vítor Baía é o GR com mais troféus conquistados no Mundo."

Isso quer dizer o que?
Que o Felix (Brasileiro) foi um grande duarda redes?
LC disse…
"Lembro que nem era o titular em 89. O titular era Bizarro."

Errado, Baia era o titular da selecção de esperanças e não foi a Riade porque o Polaco se lesionou e o Ze Beto faleceu, entao foi pedido a fpf para ele nao ir porque o Porto nao tinha mais GR
Anónimo disse…
Eu nem era para me meter na discussão, mas dizerem que o Bento era fraco... não devem ter visto jogar (e não sou do Benfica)!

E o Baía? O GR é o espelho de uma equipa, daí que com as equipas/defesas (Geraldão, Aloísio, J. Costa, J. Pinto, R. Carvalho e outros) que o Porto tinha naqueles anos ele era o "maior".
Mas não nos esqueçamos que nunca houve outro a dar frangos com tanta classe. Ficava sempre com uma perninha no ar ou com um bracinho em pose... basta dar uma olhada no Youtube.

Para já não falar nos anos do Barça onde as defesas não eram tão sólidas e eram uns atrás dos outros. Basta falar com qualquer adepto dos blaugrana para conhecer a sua opinião àcerca de Baía...

Isto desportivamente falando e deixando de fora a sua personalidade, com todo o altruismo da sua Fundação, embora não esqueça a bola mandada à cara do Ricardo... era escusada!
Anónimo disse…
lc, deve ler bem os comentários. Eu não disse que o Baía era o melhor GR, eu disse que era o GR com mais troféus e o que melhor soube gerir a sua carreira. É um pouco diferente.
No segundo comentário, admito o erro no ano (89), mas digo-lhe que quando juniores, Bizarro era titular no FCPorto e Baía na Selecção, sendo do mesmo clube. Facto que levantou algumas questões. Julgo que depois Bizarro foi para o Benfica. Portanto, o que disse não está despropositado no contexto que quiz apresentar.

EJ
Anónimo disse…
Caro José, na minha opinião, os treinadores deviam ser escolhidos também nas mesmas épocas dos jogadores, assim haveria mais justiça, pois os de antigamente não trabalhavam com os métodos de hoje, tudo evolui e o futebol também...será justo para alguns treinadores da época anterior, e para outros nos dias de hoje..

Mas lá sabe.Fica a sugestão.

Depois Pepe, Deco!!! Estes não são brasileiros!?!? Não é só portugueses?!!

Para já guarda-redes, Costa Pereira, Damas e Vítor Baía foi o mais completo de todos tempos que recordo, por isso o meu voto nele.
caro friend, essa questão do Deco e do Pepe vai ficar para outras núpcias... mas também lá iremos.
Anónimo disse…
so por uma coisa !
Treinadores: Carlos Queiroz

Jogadores: Bizarro (Benfica), Abel Silva (Benfica), Paulo Madeira (BENFICA), Valido (Estoril-Praia), Morgado Gil Vicente), Filipe (Torreense), Jorge Couto (Gil Vicente), Tó-Zé (Leixões), Hélio (Vitória Setúbal), Resende (Farense), Paulo Alves (Gil Vicente), Brassard (Benfica), Fernando Couto (Famalicão), Folha (Porto), Paulo Sousa (Benfica), João V.Pinto (Boavista)

Marcadores: Jorge Couto (2), Abel, Paulo Alves, Amaral E João V.Pinto (1 Cada)

pois então está aqui uma verdade .
Anónimo disse…
1-Manuel Bento
2-Festas
3-Humberto Coelho
4-Eurico
5-Inácio
6-Pavão
7-Figo
8-Sousa
9-Vitor Batista
10-Eusébio
11-Futre
12- Damas
13-João Pinto (FCP)
14-Coluna
15-João Alves
16-Artur Jorge
17-J.João
18-Ricardo Carvalho

Constantino Pinho

Mensagens populares