benje

tudo isto para dizer que devido à minha proveta idade tive o privilégio de ver jogar grandes guarda-redes e de ser amigo de alguns deles.
bento e damas estão no meu coração e nas minhas preces, eram os maiores e fizeram o favor de ser meus amigos algo que não esqueço e de quem a seu tempo aqui contarei algumas histórias que passamos juntos os três.
rui, enorme guarda-redes do porto e enorme ser humano, que tive a honra de conhecer sem saber que era ele e fazendo-lhe os maiores elogios. uma história deliciosa passada num benfica/porto em juniores que também a seu tempo aqui relatarei.
contudo houve um guarda-redes, desses tempos, que guardo no meu imaginário: benje.
o malvado era o diabo sempre que o farense jogava contra o benfica na velha luz.
fazia defesas impossíveis e eu com 6 ou 7 anos em pleno estádio, com o meu pai, aplaudia-o extasiado.
de resto nos jogos de rua em formato vira aos 5 e acaba aos 10 e onde cada um assumia a identidade do seu herói, eu era sempre o benje.
nunca o conheci pessoalmente mas não será por isso que aqui hoje o recordo e lhe presto esta pequena homenagem, por ser justa e porque merece todo o reconhecimento pela injustiça de que foi alvo: é que, segundo sei, o benje nunca foi internacional pela principal selecção portuguesa porque, disseram-me, seria impensável a selecção de portugal ter um guarda-redes preto.
Comentários
Benje grande guarda-redes!
Mas o resto escrito em lampionês com aquele final inventado. Lástima.
JB
Está vivo e recomenda-se.
Mora em Faro e quem o quiser encontrar é fazer uma corrida num local chamado Ludo, junto à praia de Faro. Ele corre aí, acompanhado pelo seu enorme cão, quase diàriamente.
Ainda tem aquele andar desengonçado devido a inumeras lesões nos joelhos.
preud home
mlynarzick
vitor baia
o resto são todos bons guarda redes.
bento, damas etc
As minhas atenções viram-se para ti, Zé:
Lembro-me de uma vez em conversa, na marginal da "piscosa" em frente ao De Facto, dizeres-me que conseguiste realizar, na tua vida, as tres coisas a que te propuseste quando eras miudo, os teus sonhos: jornalista, guarda-redes e advogado (quanto a esta ultima, a historia já se sabe, mas na altura estavas a iniciar o curso na UCP e tinhas "mucha ilusion").
Grande abraço
foi um grande homem um excelente guarda redes... uma das coisas boas que o artur jorge trouxe ao benfica.
foi injustiçado na coreia, mas depois devia ter abandonado...
existem nomes de guarda redes como o de barrigana e costa gomes(?? guarda redes campeão europeu pelo benfica??) que dizem eram fora de serie , mas esses nunca os vi jogar.
O manuel barbosa(empresario de futebol da epoca) se dissesse que um cão era bom para o benfica o presidente do benfica contratava logo...
Sobre o costa pereira tenho algumas dúvidas, não me parece que tivesse sido um excelente guarda-redes.
houve outros diz-me o meu pai que o arsénio foi um belíssimo guarda-redes. mas só posso falar daqueles que ainda vi jogar, também não sou tão velho assim.
Extraordinàriamente elegante a jogar, reflexos felinos, fabuloso nos postes e fora deles e um extraordinário defensor de penalties.
Benfica. Mas o Sporting tinha 5 violinos eo Benfica só o Rogério.
Vi jogar Carlos Gomes, Costa Pereira,Acursio,Américo,José Pereira,Benje,José Henrique,Bento,Damas,Ricardo,Preud Home, etc.
Sou velho e já não bebo.
O maior guarda-redes português de todos os tempos a nivel futebolistico é claro, foi de facto Carlos Gomes que equipava todo de negro excepto com a Acadénica. O melhor guarda-redes que passou por Portugal foi Preud Home.
JB
Jorge Braga
Vi jogar o Benje no clube da minha terra Associação Desportiva Sanjoanense, onde jogava nas camadas jovens. Se não tivesse um pequeno problema numa perna teria sido um fora de série.
Lembro-me do dia que ele pediu ao roupeiro da ADS botas nº 46 para treinar e de o clube não ter um par de botas para ele.
Um abraço ao Benje e muita saude.
A todos os que já foram citados podem juntar o Acúrcio, Américo, José Pereira e um com quem joguei na ADS Frederico
Constantino Pinho
C.Pinho