benje

não é segredo para ninguém que a posição de guarda-redes me fascina e ainda hoje a pouco mais de um mês de fazer 552 meses de vida, sim porque após os 40 deixei de fazer anos e passei a fazer meses mas sempre digo que aqueles meses todos só são 46 anos, ainda hoje não nego uma "pelada" com os amigos, quase todos lagartos e tripeiros que desgraça a minha que nem para arranjar amigos tenho jeito, mas verdade se diga que os meus amigos são os melhores do mundo apesar de terem que aturar este lampião.
tudo isto para dizer que devido à minha proveta idade tive o privilégio de ver jogar grandes guarda-redes e de ser amigo de alguns deles.
bento e damas estão no meu coração e nas minhas preces, eram os maiores e fizeram o favor de ser meus amigos algo que não esqueço e de quem a seu tempo aqui contarei algumas histórias que passamos juntos os três.
rui, enorme guarda-redes do porto e enorme ser humano, que tive a honra de conhecer sem saber que era ele e fazendo-lhe os maiores elogios. uma história deliciosa passada num benfica/porto em juniores que também a seu tempo aqui relatarei.
contudo houve um guarda-redes, desses tempos, que guardo no meu imaginário: benje.
o malvado era o diabo sempre que o farense jogava contra o benfica na velha luz.
fazia defesas impossíveis e eu com 6 ou 7 anos em pleno estádio, com o meu pai, aplaudia-o extasiado.
de resto nos jogos de rua em formato vira aos 5 e acaba aos 10 e onde cada um assumia a identidade do seu herói, eu era sempre o benje.
nunca o conheci pessoalmente mas não será por isso que aqui hoje o recordo e lhe presto esta pequena homenagem, por ser justa e porque merece todo o reconhecimento pela injustiça de que foi alvo: é que, segundo sei, o benje nunca foi internacional pela principal selecção portuguesa porque, disseram-me, seria impensável a selecção de portugal ter um guarda-redes preto.

Comentários

Anónimo disse…
Os jornalistas desportivos a inventar...
Benje grande guarda-redes!
Mas o resto escrito em lampionês com aquele final inventado. Lástima.
JB
Anónimo disse…
Foi um enorme guarda-redes.
Está vivo e recomenda-se.
Mora em Faro e quem o quiser encontrar é fazer uma corrida num local chamado Ludo, junto à praia de Faro. Ele corre aí, acompanhado pelo seu enorme cão, quase diàriamente.
Ainda tem aquele andar desengonçado devido a inumeras lesões nos joelhos.
eheheh quem disse que o jb é um grande whiskey?
Ricardo Campos disse…
eu em portugal só vi jogar 3 guarda -redes fora de serie.
preud home
mlynarzick
vitor baia

o resto são todos bons guarda redes.
bento, damas etc
Galaad disse…
Não sei, nem vou ter especial diligência em querer saber, quem era este guarda redes, relativamente obscuro, que pelos nossos relvados andou.

As minhas atenções viram-se para ti, Zé:
Lembro-me de uma vez em conversa, na marginal da "piscosa" em frente ao De Facto, dizeres-me que conseguiste realizar, na tua vida, as tres coisas a que te propuseste quando eras miudo, os teus sonhos: jornalista, guarda-redes e advogado (quanto a esta ultima, a historia já se sabe, mas na altura estavas a iniciar o curso na UCP e tinhas "mucha ilusion").

Grande abraço
para mim o mly era talvez o mais completo que jogou em clubes portugueses só suplantava o preud pela envergadura fisica que fazia tremer os avançados quando saia aos cruzamentos.
Ricardo Campos disse…
o preud home tb era um "gigante" na baliza do benfica. nesse ano o fc porto goleou o benfica na luz por 5 a zero e mesmo assim ele foi o melhor em campo... muitas vezes gritei golo e no ultimo milesimo de segundo aparecia a mão do preudhome a desviar para canto.
foi um grande homem um excelente guarda redes... uma das coisas boas que o artur jorge trouxe ao benfica.
talvez mesmo a única...
Ricardo Campos disse…
Mais uma coisa... em Portugal existe o vicio de idolatrar pessoas apenas por um feito, é o caso do Ricardo, um guarda redes dos mais fracos que eu já vi, e mesmo assim tivemos de levar com ele.
foi injustiçado na coreia, mas depois devia ter abandonado...

existem nomes de guarda redes como o de barrigana e costa gomes(?? guarda redes campeão europeu pelo benfica??) que dizem eram fora de serie , mas esses nunca os vi jogar.
Ricardo Campos disse…
o king foi grande contratação :D

O manuel barbosa(empresario de futebol da epoca) se dissesse que um cão era bom para o benfica o presidente do benfica contratava logo...
costa pereira, gomes era carlos gomes que era do sporting e que se diz ter sido um dos melhores de sempre só que o seu temperamento não ajudava.
Sobre o costa pereira tenho algumas dúvidas, não me parece que tivesse sido um excelente guarda-redes.
houve outros diz-me o meu pai que o arsénio foi um belíssimo guarda-redes. mas só posso falar daqueles que ainda vi jogar, também não sou tão velho assim.
Anónimo disse…
Estão a esquecer-se daquele que é considerado o melhor guarda redes de todos os tempos que actuou em Portugal: DAMAS.
Extraordinàriamente elegante a jogar, reflexos felinos, fabuloso nos postes e fora deles e um extraordinário defensor de penalties.
Anónimo disse…
Pois e, mas o Benje no Varzim do Meirim ! Na altura! Deu um show de defender, contra o BENFICA que quase me manda para o hospício, de tanto sofrer!
Anónimo disse…
Vi jogar Azevedo de braço entrapado ao peito e ganhou 2-1 ao
Benfica. Mas o Sporting tinha 5 violinos eo Benfica só o Rogério.
Vi jogar Carlos Gomes, Costa Pereira,Acursio,Américo,José Pereira,Benje,José Henrique,Bento,Damas,Ricardo,Preud Home, etc.
Sou velho e já não bebo.
O maior guarda-redes português de todos os tempos a nivel futebolistico é claro, foi de facto Carlos Gomes que equipava todo de negro excepto com a Acadénica. O melhor guarda-redes que passou por Portugal foi Preud Home.
JB
Jorge Braga
Anónimo disse…
Alguns comentários sobre o Benje são de uma ignorância e má educação que não lembra ao diabo.
Vi jogar o Benje no clube da minha terra Associação Desportiva Sanjoanense, onde jogava nas camadas jovens. Se não tivesse um pequeno problema numa perna teria sido um fora de série.
Lembro-me do dia que ele pediu ao roupeiro da ADS botas nº 46 para treinar e de o clube não ter um par de botas para ele.
Um abraço ao Benje e muita saude.
A todos os que já foram citados podem juntar o Acúrcio, Américo, José Pereira e um com quem joguei na ADS Frederico

Constantino Pinho
Anónimo disse…
As minhas desculpas, mas a foto do Benje até parece do tempo da ADS,visto desta forma, mas o foprmato do emblema do Farense não é muito diferente.

C.Pinho

Mensagens populares