"quo vadis" benfica

todos já perceberam que não gosto muito de aqui escrever sobre "bola". provavelmente trata-se de uma "deformação profissional" porque sou daqueles que acredito que a vida não gira em torno de uma bola e muitos outros assuntos são bem mais importantes e determinantes para todos nós. contudo, não posso fugir às minhas responsabilidades e vou dar a minha opinião sobre o que se passa no "meu" benfica.
o futebol em portugal é uma mentira só. da organização, ou falta dela, até à real e verdadeira capacidade técnica dos nossos jogadores, tudo é "empolado" em demasia e o benfica também não foge ao "fado lusitano".
durante muitos anos o benfica deixou-se ultrapassar, não em grandeza mas em organização. podendo estar a cometer um erro de julgamento, considero que o momento chave onde o benfica começou a perder terreno em relação, principalmente ao porto, foi quando contratou artur jorge. não estando em causa a capacidade técnica e humana do treinador, tenho a certeza que esse ano marcou definitivamente a queda do benfica. destruiu uma equipa campeã e deu início a um longo e negro período de contratações descabidas e "tontas" de jogadores, com classe, mas sem classe suficiente para representarem um clube com a grandeza e o historial do benfica.
desde aí foi o que se viu.
gostem ou não gostem, apenas com a chegada de luis filipe vieira o benfica reiniciou a recuperação, só que, os 15 ou 20 anos de atraso em relação ao porto e depois também ao sporting, têm-se mostrado um "osso duro de roer".
considero, em bom rigor, que com a chegada de rui costa ao cargo que ocupa é o "ano zero" da recuperação: organização e reconstrução de uma equipa com verdadeiras aspirações a reconduzir o benfica à glória de outros tempos.
contudo, o caminho ainda será longo e tumultuoso: um ano não será suficiente para construir, com bases sólidas, um projecto de sucesso a longo prazo. não acredito que o benfica este ano possa ser campeão apenas porque não há tempo para solidificar num ano aquilo que outros conseguiram em 15 ou 20 anos, mas acredito que nos próximos 10 anos o benfica será campeão 5 ou 6 vezes.
esta é sem dúvidas a melhor equipa, em potencial, que o benfica tem desde há muitos anos só que este projecto precisa de mais tempo e paciência, dos dirigentes mas principalmente dos adeptos.
o que está para trás já foi, não volta a ser e por isso não adianta continuara "chorar sobre o leite derramado". os "apitos dourados" do nosso futebol estão a chegar ao fim, e se muitos títulos foram por outros conquistados graças a ajudas pouco lícitas, temos que saber reconhecer que durante muitos anos os outros também mostraram dentro de campo, mesmo com a ajuda dos senhores do apito, outra capacidade que nós não demonstrámos. só que os tempos agora são outros, já o disse que este é o ano zero e por isso mesmo, este será sempre o ano da reconstrução. é certo que o benfica foi gravemente prejudicado em vários jogos como por exemplo no encontro com o nacional, só que isso não deve servir de desculpa nem de argumento. a grandeza do benfica será sempre superior a esses erros bem como aos erros dos nossos jogadores quando isolados falham golos certos, ou quando os nossos guarda-redes consentem golos defensáveis.
tenho a certeza que rui costa sabe perfeitamente o que está a fazer, conheço-o desde que tinha 15 anos e sei quais a suas capacidades, também sei do esforço que foi feito para dotar o clube de bases sólidas para poder encarar o futuro com segurança. apenas é preciso saber dar tempo porque quem esperou tantos anos pode esperar mais 1 ou 2 sabendo de antemão que o futuro é muito mais risonho do que o passado.
é certo que a grandeza do benfica sempre foi muito apelativa para uma certa "raça" de benfiquistas que surgem sempre nas piores horas. são os do costume, aqueles que pensam ser os melhores e mais sábios mas que nunca ajudaram e apenas fizeram mal ao clube. alguns que agora criticam, quando lá estiveram, apenas ajudaram a colocar o benfica no fundo. o benfica de hoje, bem como todos os outros clubes, já não podem ser geridos como se de uma mercearia se tratasse. o benfica de hoje é uma grande empresa que deve ser gerida como tal e é isso que se está a fazer.
eu sei que a paciência não é muita, até eu vociferei numa noite fria de granada quando o meu pai me telefonou a dizer que o benfica tinha perdido na trofa. até eu disse em voz alta, perante a admiração de uns quantos espanhóis que passavam, "puta que pariu que até aqueles gajos que não ganharam a ninguém conseguem ganhar ao benfica".
é normal e humana esta reacção, mas depois temos que saber parar e pensar no que está a ser feito. apesar dos desequilíbrios que a equipa tem, reconheço ser o melhor plantel dos últimos 15/20 anos, só que precisam de tempo. sei que na próxima temporada haverá mais e melhores opções para juntar aos que irão ficar e é assim, gradualmente e com ponderação, que a reconstrução se vai fazer, os títulos virão logo a seguir.

Comentários

Anónimo disse…
¿Gajes de la vida que unos gajos ganaran a los jugadores del Glorioso?
O Cigarrilha disse…
um regresso em forma caro JCS

vou referenciar este post no meu blog se não se importa porque acho que é importante para o nosso Glorioso....

Saúde
Dragão disse…
Resumindo

é a melhor equipa dos ultimos 10 anos, mas para o ano é que vai ser.

O Porto agradece
bem vindo!!
deixo-lhe aqui um texot que li e achei interessante.
abraço

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


Bruno Carvalho em 04/12/08 |







Depois do meu último post fiquei elucidado quanto ao pensamento, ou falta dele, de muitos dos meus consócios.

Felizmente, tive a oportunidade de constatar que não estou sozinho e que ainda há muitos que conseguem ver para além da propaganda que nos é impingida.

É que, há vários anos, os sucessivos insucessos do Benfica têm sempre a mesma explicação: o Benfica não ganha porque há corrupção que beneficia o FC Porto. A propaganda vai mais longe e diz que os sucessos do Porto são todos fruto dessa corrupção. E quem se atrever a questionar isto é imediatamente acusado de anti-benfiquista.

Confesso que é quase impossível contrariar esta ideia tal o número de vezes que ela foi difundida e por ser tão útil a quem vem sucessivamente liderando os destinos do Benfica.

De facto, os “Verdadeiros Benfiquistas” estão convictos desta tese e não se preocupam em questionar os factos à sua volta.

Vamos, então, olhar para os factos e para as explicações dos “Verdadeiros Benfiquistas”:

- FACTO: nos últimos 25 anos, repito, 25 anos, o Porto ganhou 16 campeonatos, o Benfica 6, o Sporting 2, o Boavista 1.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: estes números provam que o Porto é um clube corrupto e só ganhou, durante 25 anos, por causa da corrupção. E diga-se que 25 anos é um período curto que ainda não permitiu construir uma equipa capaz de vencer o Porto.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, foi 2 vezes Campeão Europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou por 2 vezes a Taça Intercontinental.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto ganhou essas Taças, que na nossa opinião não valem nada, porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: a Taça UEFA é um troféu fácil de ganhar. Este ano é que tivemos azar porque apanhamos super equipas como o Galatasaray, o Olympiakos, o Herta de Berlim e o Metalist Kharkov. Tudo equipas de topo. O Porto só ganhou a Taça UEFA e a Supertaça Europeia porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Benfica deixa sair Mourinho, Deco e Maniche que vão todos parar ao Porto e que estão na base do Porto ter ganho uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu e ganhou a Taça UEFA porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: a Liga dos Campeões vai na sua 17ª edição, podendo ser contabilizadas 14 participações do FC Porto e 14 do Manchester United, que são os 2 clubes com mais presenças, enquanto o Benfica e o Sporting contam com 5 participações cada um e o Boavista duas.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e corrupto.

- FACTO: o Porto, das 14 vezes que disputou a Liga dos Campeões, passou a fase de grupos 10 vezes, enquanto o Benfica o fez por uma única vez, sendo que o Porto qualificou-se este ano para os oitavos-de-final pela 3ª vez consecutiva, com um treinador que não serviu ao Benfica, tendo sido despedido da Luz à 11ª jornada na época 2002/03.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e quando ganha é porque é um clube corrupto.

- FACTO: o Benfica tem sido eliminado das competições europeias nos últimos por equipas vulgares como o Getafe, o Español ou o Celtic.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica está a construir uma grande equipa (há sensivelmente 25 anos) e o Porto só ganha porque é um clube corrupto e também não interessa quando ganha porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto foi convidado a integrar o G14, organização onde estão os clubes mais poderosos e influentes do futebol europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica não está porque não se mistura com corruptos, nem com clubes regionais.

- FACTO: o Porto tem vindo a vender jogadores aos grandes da Europa, como são os casos de Deco ao Barcelona, Paulo Ferreira ao Chelsea, Ricardo Carvalho ao Chelsea, Pepe ao Real Madrid, Anderson ao Manchester United, Bosingwa ao Chelsea e Quaresma ao Inter de Milão. O Benfica vendeu Simão Sabrosa ao Atlético de Madrid!
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e não tem grandes jogadores. Os clubes europeus não sabem o que andam a fazer.

- FACTO: o Sporting tem a melhor formação de jogadores em Portugal, tendo nos últimos anos saído das suas equipas jovens jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma ou Simão Sabrosa. O último grande jogador que o Benfica formou foi Rui Costa, que até já se retirou, tendo havido um completo deserto desde aí.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o presidente do Sporting senta-se ao lado de Pinto da Costa nos jogos entre as duas equipas, logo o Sporting é igual ao Porto, que é um clube de corruptos e regional. Deste modo, o Sporting também deve ser corrupto e nem chega a ser regional, mas sim um clube local, de um bairro de Lisboa.

- FACTO: os Benfiquistas elegeram presidentes como Manuel Damásio ou Vale e Azevedo que quase destruíram o clube.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: provavelmente os “Verdadeiros Benfiquistas” votaram neles. Mas no fundo, o que era necessário era encontrar um Pinto da Costa vermelho, mas menos regional e provinciano. De qualquer forma um “Verdadeiro Benfiquista” tem que estar calado mesmo que discorde do presidente do seu clube. Discordar é para traidores e infiltrados.

- FACTO: o Benfica foi incapaz de manter o treinador da equipa principal de futebol que ganhou o penúltimo título em 1993, Toni, para substituí-lo por Artur Jorge e não quis ou não soube manter Trapattoni que ganhou, em 2004, o último campeonato do Benfica. Mas o Benfica também despediu Beto Aranha depois de ter ganho o ano passado o campeonato de Futsal e Aleksander Donner depois de este ter ganho o campeonato de andebol após um longo jejum de 18 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: peço desculpa, mas não me ocorre nenhuma coisa que diria um “Verdadeiro Benfiquista”, mas provavelmente esses treinadores deveriam ser infiltrados e estariam seguramente ao serviço do Porto que é, como todo sabemos, um clube corrupto e, sem dúvida, regional.

- FACTO: o Benfica, com José Veiga à frente do futebol, foi campeão nacional após um interregno de 11 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Veiga era portista e aprendeu tudo com Pinto da Costa antes de se zangarem, logo José Veiga trouxe para o Benfica os “truques” do Porto. Pergunta: será que isso significa que o nosso último título também foi ganho através da mesma corrupção com que o Porto ganhou tanta coisa?

- FACTO: o Benfica despediu Fernando Santos que já vinha da época anterior à primeira jornada por ter empatado fora com o Leixões.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e o Fernando Santos até era o Engenheiro do Penta, sendo que esses 5 campeonatos seguidos que o Porto ganhou devem-se totalmente à corrupção.

- FACTO: o Benfica contrata camiões de jogadores da qualidade de Edcarlos, Luís Filipe, Andrés Diaz, Stretenovic, Marcel, Manduca, Marco Ferreira, etc, etc, etc…
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto também comprou muitos jogadores maus, e todos os títulos que o Porto ganhou devem-se todos à corrupção. O facto do Porto vender sistematicamente jogadores a grandes clubes da Europa tem uma explicação simples, é que esses clubes gostam de comprar jogadores a clubes regionais, é como quem compra artesanato.

- FACTO: Pablo Aimar diz que o melhor jogador da Liga Portuguesa é o capitão do FC Porto, Lucho González.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: fez muito bem, porque o rapaz tem que dizer a verdade, sendo que o Director de Comunicação do Benfica está a fazer um trabalho óptimo na pacificação do futebol português elogiando o capitão de equipa do maior adversário do Benfica. É muito bonito este desportivismo! No Porto nunca fizeram semelhante coisa porque são corruptos e logo não dizem a verdade.

- FACTO: o Benfica, nos últimos anos, tem vindo a registar uma sucessão de recordes negativos: a maior derrota de sempre em jogos europeus (7-0 em Vigo na época de 1999/2000), a pior classificação de sempre (6º lugar na época 2000/01), ficou de fora da Europa pela primeira vez na sua história em 2001/02 e repetiu o desastre na época seguinte (2002/03), ficou sem ganhar um campeonato durante 11 anos e nos últimos 14 ganhou apenas um, já não vai a uma final Europeia há 18 anos. Há muitos mais recordes negativos, mas eu não quero ser fastidioso.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: francamente não sei bem qual será, mas seguramente é porque o Porto é um clube corrupto e todos estes desastres devem-se a lamentáveis erros de arbitragens.

- EU DIGO: Gostava que todos os êxitos do Porto tivessem sido do Benfica. Gostava de ter visto o meu Benfica Campeão Europeu e do Mundo. Gostava de ter festejado com todos os Benfiquistas as nossas conquistas nas ruas. Gostava de ter visto o orgulho e esplendor benfiquista de novo bem vincados por esse mundo fora. Mas o que eu vi foi o Porto ganhar.
- OS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS” RESPONDEM: o Bruno Carvalho está a soldo do Pinto da Costa que tem a mulher dele a trabalhar lá no canal e se, por acaso, se assume benfiquista é porque é um infiltrado.

Acho que já chega!

E já agora, “Verdadeiros Benfiquistas”, tudo o que eu escrevi que sirva de alerta e que nos faça pensar a todos!

Até quando vamos acreditar nestas desculpas básicas que apenas servem para esconder tanta incompetência?

Quando é que conseguiremos olhar para além deste grande embuste, destas desculpas esfarrapadas, e vamos construir um Benfica de novo glorioso e que respeite a sua própria história?

Eu, como traidor e mau benfiquista, sinto-me inconformado com esta situação, com esta apatia e com esta cegueira. E o pior cego é aquele que não quer ver!

Sei bem que não estou sozinho nesta minha revolta!

Por muito que me insultem, vou continuar a escrever a minha opinião e quem não quiser que não leia, que não venha a este blog, porque como já disse, e repito, o sucesso deste blog não se mede pelo número de visitantes, mas pela qualidade do que aqui se discute e pelo nível de quem participa.

Para aqueles que não gostam do que eu escrevo, não faltam blogs de “Verdadeiros Benfiquistas” que estão muito satisfeitos com os inúmeros sucessos do Benfica e onde vão poder ler a cartilha habitual.

Não contem comigo para isso.

Bruno Carvalho


PS 1: Uma pequena nota sobre as contas do Benfica: a SAD do Benfica apresentou um prejuízo de 2 milhões de euros no 1º trimestre de 2008/09, enquanto tinha registado um lucro de 9 milhões de euros no mesmo período da época anterior. Mais grave, ainda, é o facto dos Resultados Operacionais terem igualmente passado de positivos para negativos, atingindo o montante de 1.1 milhões de euros negativos quando o ano passado eram positivos em 12 milhões de euros. O crescimento do passivo em 19% também não é uma boa notícia. Como eu já vinha alertando, as contas do Benfica talvez não estivessem tão bem como pareciam e já havia indícios claros que isto pudesse vir a acontecer. A continuarem assim as coisas, será normal que comecemos a ouvir falar em mais endividamento do Benfica ou na venda de jogadores. Fica feito o aviso. O tempo encarregar-se-á de mostrar se tenho ou não razão.

PS 2: Chamo a atenção que é preciso ter muito cuidado com os comentários destas novas transmissões dos jogos do Benfica. É que os comentadores da Benfica TV e da ZON podem induzir ainda mais à cegueira que se abateu sobre muitos benfiquistas. No jogo da Grécia, o comentador da ZON conseguiu ver uma boa exibição do Benfica. É que se a exibição foi boa e perdemos por 5-1, se calhava ter sido má, não quero imaginar o resultado final. A provar o despropósito dos comentários estão os pedidos de desculpa de Quique e de Rui Costa pela exibição da equipa. Mas os “Verdadeiros Benfiquistas” devem adorar estes comentários… E já agora, Quique e Rui Costa não precisam, nem devem, pedir desculpas, pois já estamos fartos de ver todos os anos jogadores e treinadores do Benfica a pedirem perdão aos adeptos. Façam uma coisa: ganhem em vez de pedir desculpas!

PS 3: Peço desculpa a José Saramago por lhe ter usurpado o nome do seu livro para usar como título deste post. Já agora recomendo a todos irem ver esse maravilhoso filme de Fernando Meirelles que adapta magistralmente para cinema o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago. É por dizer coisas como estas que eu sou considerado, e com muita razão, um traidor e infiltrado pelos “Verdadeiros Benfiquistas”. Toda a gente sabe que os “Verdadeiros Benfiquistas” apenas vêem (pelo menos uma vez por dia) essa obra-prima do cinema intitulada “Corrupção”, baseada noutra obra de enorme qualidade, o livro “Eu Carolina”. É claro que os “Verdadeiros Benfiquistas” já não se lembram dos tempos em que a Senhora D. Carolina insultava Luís Filipe Vieira, em pleno Estádio da Luz, sentada ao lado do líder dos Super Dragões.
Anónimo disse…
Descubram o novo blog do momento em :

http://www.bancadapoente.blogspot.com/

Bastos de Aguiar Branco
Dylan disse…
Não foi só Artur Jorge o responsavel. As contratações de P. Csernai e T. Ivic também não ajudaram muito...
GM disse…
Grande post.Excelente.
Completamente escusada a referencia ao BC do blogue Novo Benfica feita pelo Estorninho.So o nome do dito blogue diz quase tudo.
Caro JCS,é mais ou menos como voce diz:"raça de benfiquistas que aparecem nas mas horas".
Só que este até bajula o outro la de cima (posts com fotinha e tudo) e ate decidiu oferecer emprego à ex que agora ja é outra vez esposa (hahaha) daquela coisa,no seu canal de tv (Puârto Canal).Incrivel..e tem cá uma cumbersa para endrominar incautos...

Saudaçoes Benfiquistas
Maestro disse…
Caro JCS sei que ja venho atrasado pois o post é antigo, mas tenho que lhe dizer que está fantastico.

Parabens pelo seu Benfiquismo.

Esta linkado

Um abraço Benfiquista

Mensagens populares