a terra tremeu



estava tranquilo a ler no sofá quando por volta da 1,35 senti-me a abanar. como não tinha bebido nada a não ser água e café nem havia consumido nenhuma substância estranha pensei logo na causa, ainda assim pensei serem palpitações anormais a causa das tremuras, só que de seguida as velhas janelas cá de casa deram sinal e os livros, mal colocados nas estantes, viajaram até ao chão.
acordada a "cara metade", que estava a dormir ao meu lado no sofá, para numa medida preventiva nos colocarmos em posição de segurança lá percebi que a coisa se ficara por ali.
imediatamente procurei informação e descobri que o sismo ocorrera ao largo do cabo de s. vicente e que tivera a magnitude de 6,0 na escala de ritcher o que já não é propriamente um "abanico" ligeiro.
à hora certa veio a confirmação na tsf com a informação adicional de que o epicentro ocorrera a 100 km do cabo e a cerca de 250 de lisboa.
liguei para os meus pais em sesimbra para confirmar que estava tudo bem, procurei investigar um pouco mais e cheguei a uma conclusão: de 17 de novembro a 17 de dezembro registaram-se 22 ocorrências sísmicas ao largo do cabo de s.vicente que variaram entre os 1,2 e os 3,05 no primeiro dia deste mês, valores a que agora se acrescenta estes 6,0.
acrescento que tem sido grande a intensidade sísmica ao longo deste mês entre a região sul de portugal e o norte de áfrica.
naturalmente que sei que todos os dias a terra treme, e mal do dia em que tal não aconteça, mas não deixa de ser preocupante porque, assumo, se há coisas que sempre me impressionaram foram os tremores de terra, provavelmente resquícios de um a que assisti quando tinha 3 anos...

Comentários

também senti....feldrasse....

que volte a tremer quando a bola estiver na linha de golo na baliza do Porto e que vá lá para dentro por causa disso!!!!

segui aqui com muito agrado e curiosidade todos os teus posts sobre a viagem a Angola....

nasci em Luanda....

saudações gloriosas,

abraço

Mensagens populares