disciplina

ontem, ao fim da tarde, numa das muitas tertúlias tipicamente luandenses onde as ideias e as palavras brotam com fluidez, houve alguém que citou uma das frases mais emblemáticas do presidente agostinho neto: “a disciplina é o factor determinante”.
confesso que nunca havia pensado na disciplina nessa perspectiva. sendo um espírito rebelde sempre acreditei que a disciplina, imposta, era uma quebra irremediável da liberdade. sempre dei primazia à organização e à responsabilização como sendo, de facto, os factores determinantes para o sucesso ou o insucesso seja lá do que for.
contudo, e porque julgo ter uma mente aberta, parei no tempo e pensei, pensei nas grandes civilizações perdidas, aquelas que no passado foram realmente grandes e que merecem a minha admiração: os incas, os maias, esparta, roma, grécia, egipto, china, japão… em todas elas a organização e a responsabilização dos seus dirigentes e do seu povo foi o garante do sucesso e da grandeza que ostentaram… só que a disciplina também esteve presente.
avancei no tempo e também na definição de sucesso e pensei nas grandes empresas do presente e do passado, aquelas que na verdade foram e ainda são mesmo grandes e globais, aquelas onde todos são um só, empresários e trabalhadores, todas essas empresas eram regidas por apertadas regras de organização e responsabilização…mas de disciplina também…
pensei na fonte de todo o conhecimento, as escolas, as universidades, aquelas verdadeiramente determinantes e onde o ensino ministrado formou mentes brilhantes, homens e mulheres real e reconhecidamente aptos. em todos estes estabelecimentos de conhecimento, ao longo dos séculos, a organização e a responsabilização estavam presentes…mas a disciplina também.
neste momento confesso que algo começou a alterar-se na forma como encarava o conceito de disciplina…
observando o mundo actual com as graves convulsões sociais e financeiras que afectam alguns países, constato que, de uma forma geral, a organização e a responsabilização se vão mantendo mas que aquilo que realmente falta, aquilo que cada vez mais se sente menos é, precisamente, a disciplina, aquilo que o presidente agostinho neto disse um dia ser o factor determinante.
verifica-se que falta disciplina em algumas, cada vez mais, escolas de alguns, cada mais, países onde os professores são desautorizados por alunos a quem, em muitos casos, existe um défice de disciplina em casa.
falta disciplina nos locais de trabalho porque em alguns países, alguns trabalhadores se limitam ao básico esquecendo a dedicação e o empenho… falta disciplina a alguns empresários, de alguns países, que nos dias de hoje apenas procuram o lucro, muitas vezes da forma mais fácil, esquecendo as mais elementares regras da justiça social.
falta também disciplina a alguns políticos, de alguns países, que esquecem terem sido escolhidos para servir o povo e não para se servirem a si próprios… falta disciplina nas ruas, nas estradas, em casa, nos clubes, nas associações…falta disciplina em muitas sociedades até aqui consideradas intocáveis e exemplares…
mas afinal porque será que cada vez mais há menos disciplina? é que com a falta de disciplina vem a falta de respeito e com ela… o caos.
tenho a certeza que cada vez mais faz sentido a ideia do presidente agostinho neto: “a disciplina é o factor determinante”, nem que seja para que alguns deixem de confundir liberdade com libertinagem... portanto, apetece-me terminar dizendo: tolerância zero à indisciplina.

Comentários

Mensagens populares