o quinto canal

muito se tem dito e escrito sobre a abertura do processo de licenciamento para o quinto canal de televisão.
curioso foi ler e ouvir a criticas que os "barões" do audiovisual deixaram escapar. josé eduardo moniz e pinto balsemão não querem nem ouvir falar de mais concorrência no mercado e se olharmos com atenção para as grelhas de ambas as estações até os compreendemos.
no que à informação diz respeito, acho que o público em geral só terá a ganhar com a abertura de um novo canal em portugal.
a desgraça, o fatalismo, o miserabilismo e o "bota-abaixo" continuam a merecer honras de abertura na generalidade dos espaços informativos das televisões portuguesas e quase sempre não pela importância da notícia mas sim porque a desgraça "vende mais".
os latinos em geral e os portugueses em particular, são adeptos do chamado "olhar por cima do muro". uma boa trica, desde que não nos toque a nós, é sempre algo apetecível.
confesso que não conheço em detalhe os projectos dos dois concorrentes, mas a presença de carlos pinto coelho e de outro carlos, o narciso, no projecto telecinco deixam-me com esperança de voltar a ver jornalismo de qualidade na televisão.
outro dos argumentos esgrimidos pelo "poder instituído" do mercado televisivo português é o da exiguidade do mercado publicitário. convenhamos que, em bom rigor, a televisão do estado não deveria ter acesso a publicidade e se assim acontecesse por certo a "fatia" seria suficiente para os restantes.
aguardo para ver quem irá ficar com a licença...

Comentários

Mensagens populares