mudar de vida 2

agradeço as mensagens que chegaram, mesmo aquelas mais corrosivas. de todas recolhi informação e recolhi sinais e recados.
para sossegar uns e deixar outros à beira de um ataque de nervos informo que não, não fui "corrido" da benfica tv, trata-se apenas de um balanço que procuro fazer ao meu trabalho e à minha vida.
assumo que muitas vezes me deixo levar pela paixão procurando satisfazer os desejos de quem confiou em mim e essa paixão muitas vezes leva-me a excessos que depois de analisados me deixam constrangido . assim aconteceu no bombástico e assim ocorreu na temporada passada em algumas transmissões.
o meu sentido de lealdade levam-me muitas vezes a cair no ridículo, não pelo conteúdo mas sim pela forma.
quando parei para pensar e analisar o que seria a próxima época não gostei do que estava para trás: quer no trabalho desenvolvido quer na ausência de apoio.
ao ter aceite o desafio sabia que o risco era enorme e o retorno pequeno, mas sempre acreditei que essa exposição e paixão seriam recompensadas...
podendo não parecer, sou daqueles que aceita as criticas, mesmo aquelas que cheiram a recados do "dono" ou a "dor de cotovelo", em tudo e com tudo podemos melhorar e retirar lições e será no somatório de todas essas premissas que o equilíbrio é encontrado.
para os mais atentos a forma em que o trabalho está a ser feito nesta temporada é já substancialmente diferente do da época passada nunca deixando de manter a paixão pelo benfica, pelo jogo e pela profissão.
fazer relatos na televisão de um clube não é o mesmo que fazer relatos numa outra televisão. na televisão de um clube gritam-se os golos do nosso clube e minimizam-se os do adversários, na televisão de um clube sublimam-se os nossos jogadores e não se dá tanto relevo aos dos outros clubes, na televisão de um clube grita-se a plenos pulmões os erros dos árbitros e os interesses que lhes estão subjacentes, na televisão de um clube não se é isento porque nenhum adepto o é.
contudo, na televisão do meu clube diz-se a verdade: se não se marca uma falta contra o nosso clube diz-se que houve falta, se se marca uma falta a favor do nosso clube, sem ser, diz-se que não era falta e isto é efectivamente ser isento.
já o disse uma vez e repito-o agora: o meu clube é o melhor, os adeptos do meu clube são os melhores, os jogadores do meu clube são os melhores e o seu treinador é o mais competente. os outros, os dos outros clubes, pensarão de outra forma. contudo, respeito todos os outros clubes, mais uns que "outro".
continuo a fazer um balanço pessoal do que foi, do que é e daquilo que eu quero que seja a minha vida e sinceramente não sei o que irei fazer. se for para continuar como até aqui então jogarei a toalha mas se houver sinais determinantes então continuarei na batalha...quer alguns gostem ou não até porque alguns comentários, vindos de onde vêm, só me dão é força para seguir em frente.

Comentários

Anónimo disse…
O meu clube é o "outro" e como tal espero que continues pois um dos meus lemas de vida é "Rir é o melhor remédio".

Carlos Ferreira
Anónimo disse…
Olá José Carlos
Não vou mentir, confesso que não sou grande apreciador do seu estilo de comentador, como já não era do Jorge Perestrelo, etc. Mas também apreciar estilos de comentadores é coisa rara em Portugal, logo, não me desvio muito da maioria.
No entanto, acredito que há um espaço para si na Benfica TV, como comentador.
Não queria estar a dizer isto, porque nem sequer acho que tenho esse direito, mas parece-me que só teria a beneficiar se fosse um bocadinho mais sereno. Mantendo a sua maneira de pensar, ver e dizer as coisas, mantendo tudo igual, mas tendo só um bocadinho mais de contenção e talvez reduzindo um pouco o volume (:D), as pessoas deixem de ter tantas queixas. Não sei se me explico bem, mas talvez até perceba o que quero dizer.
Não quero vê-lo corrido de lado nenhum... Você, por alguma razão, foi escolhido para comentar os jogos do SLB.
Força nisso! Benfica sempre!
Rui Magalhães disse…
Força José.
Os verdadeiros benfiquistas estão contigo.
As verdades são para se dizer.
Ninguém pára o Benfica!!!
Marco Silva disse…
E tomates para chamar pelo nome o "outro" clube, há?

A pergunta é naturalmente retórica, porque já sei do que a casa gasta.
Constantino disse…
Caro JCS,

Como sabe critiquei a sua forma de relatar os jogos na Benfica TV no meu blog (inclusive de forma insultuosa e inaceitavel, como admiti, corrigi e pela qual novamente peço desculpa).
Critico os seus relatos pois não considero que estes devam ser parciais por ser uma televisão de clube. Sempre critiquei os comentadores nacionais por não serem imparciais nos jogos da selecção. A função de relatador/jornalista não deve ser afectada pelo clubismo ou nacionalismo, pois dessa forma poderão ser vistos como comentarios "do dono". Acima de tudo penso que deverá ter sempre em mente que a Benfica TV não é vista só por adeptos do Sport Lisboa e Benfica, muitos portisas e sportinguistas assistem assiduamente a nossa TV. É verdade que os nossos jogadores são os melhores, o treinador o melhor etc etc, mas a emoção clubista não pode estar à flor da pele quando se relata. Afirmar "é bom que os benfiquistas se preparem para os roubos de arbitragem porque este ano vão acontecer muitos, vai ser mais do mesmo" em nada beneficia a imagem do clube, é um cometario que deve ser proferido por adeptos, não por uma pessoa com responsabilidades no seio do clube. É algo que deve ser escrito na blogosfera, mas que dito durante um relato descredibiliza quem o diz. Acima de tudo a Benfica TV tem que ser diferente, tem que ser uma televisão do clube sim, mas tambem uma televisão de desportivismo, pois é essa a imagem que o Benfica tem que passar. É por isso que por muitos titulos que o fcp ganhe nunca será maior que o SLB, pois nós temos uma matriz desportivista e um saber estar que eles nunca terão. De qualquer forma é positivo que o JCS assuma que tem percepção da opinião dos adeptos (obviamente nem todos o criticam). Apesar de já ter sugerido a sua substituição em alguns foruns benfiquistas, acredito que a assunção de que devem ser feitas mudanças (quer da sua parte, quer da parte da Benfica TV, quer da parte dos adeptos) é um inicio para se chegar a bom porto.

Espero que sem ressentimentos,

Abraço
Força, Zé. Não há ninguém como tu. Deixa os cães ladrarem...
Anónimo disse…
Zé, não sou Benfica mas já investi algum do meu tempo na Benfica TV, sendo que uma parte desse tempo foi a olhar para ti.
Compreendo o teu papel e acho que até o desempenhas bem. Ninguém está à espera que estejas ali a dizer bem dos adversários e dos árbitros.
Claro que não concordo com a tua análise quando dizes que vês as faltas quando são, quer seja a teu favor quer seja contra ti. Aí está muito longe da realidade, mas também é compreensível. Se o meu Caldas tivesse uma TV e eu comentasse os jogos, só via faltasa meu favor e arrasava os árbitros... só porque sim!
Sobre a falta de apoio, das duas uma, ou não conheces o teu clube ou és muito ingénuo...
Boa sorte e espero que possas continuar a encontrar o teu espaço.
A.Lopes disse…
Caro JCS, a Benfica TV é uma televisão de clube, e não está sujeita a nenhuma obrigação de isenção. Era o que faltava. A TV do Benfica existe para defender o clube, e se isso passa por um Benfiquismo exacerbado, força.
Quanto à TVI, só espero que a seguir seja o Record, o Correio da Manhã e o MaisFutebol.
Os nossos inimigos que comam à conta deles, e não à nossa.
Tenho a Benfica TV, quase desde a primeira hora, e gosto da sua forma de trabalhar. Já nos basta a má representação que o Glorioso tem, nos diversos painéis de programas desportivos, onde chegam a ser enxovalhados. Era o que faltava, é na nossa própria casa, estarmos preocupados em "parecer bem" aos outros.
Tudo pelo Benfica.
Cumprimentos.
forteifeio disse…
O facto de mudar não significa trair a nossa identidade, poderá ser um factor de evolução. Porque é uma escolha pessoal.
editor69 disse…
Manda-os foder!
Sem espinhas...
iria por exemplo alguém na Tv Vaticano fazer apologia do Islão?
Não...então quem não gostar...
mude pras qualquecoisasTv...
bahhhh...
Abraço!
Natálio Santos disse…
Eu já enviei este vídeo para a ERC e para o Benfica, pois é mau demais e só mostra que estes jornalistas nada têm de isentos,sérios e profissionais, depois admiram-se de serem proibidos de entrar nas instalações do SPORT LISBOA E BENFICA !!! quero ver agora a reacção da ERC a esta vergonha...!!!Faço aqui um apelo a todos os benfiquistas para enviarem este vídeo para a ERC, JÁ QUE ELES FORAM TÃO LESTO A CRITICAREM O BENFICA POR NÃO PERMITIR A TVI DE ENTRAR NAS INSTALAÇÕES DO NOSSO BENFICA, AGORA TENHO MUITA CURIOSIDADE OARA VER A REACÇÃO DELES !!! BENFIQUISTAS A NOSSA INÉRCIA É A FORÇA DOS CORRUPTOS E DE QUEM NOS QUER MAL, VAMOS ACABAR COM ISSO DUMA VEZ POR TODAS !!!VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!! ENVIEM http://www.megavideo.com/?v=ER60YR2Z
Natálio Santos disse…
ESSE QUE REFERI NO MEU COMENTÁRIO ANTERIOR É QUE DEVEM DE SER BONS PROFISSIONAIS...!!!FORÇA ZÉ E VIVA O NOSSO SPORT LISBOA E BENFICA !!!
Friend disse…
Numa TV, Radio, jornal ou outro órgão jornalístico, o dever do jornalista é informar com rigor, isenção e profissionalismo, responsabilidade/
Tu, tens profissionalismo, responsabilidade, mas isenção e rigor, é algo que incomoda quem gosta destes dois itens tão importantes num bom jornalista.

Tens todas as capacidades de um bom jornalista, mas tens de perceber, que estejas ou não num canal como o Benfica, tens dever de ser o mesmo que num órgão diferente, pois a nossa inteligência assim obriga.

Ao contrário do que dizes, deves fazer um esforço para melhorar esses aspectos, mas compreendo que a camisola é pesada demais e tenhas excessos por quem sofres e quem te paga, mas respeitares os que gostam de te ouvir, mesmo não sendo do teu clube, é um dever e uma obrigação, para que te respeitem e o teu trabalho/.

Abraço
Anónimo disse…
Tenho de te dizer, sou benfiquistas, tenho a BenficaTV quando pude e sinceramente uma coisa que me fez sempre confusão foram os teus relatos, ainda no outro dia no jogo dos juniores contra o porto só porque um jogador tinha falhado um remate começaste a dizer bastante mal dele ( O Yartey se não me engano). Estas são das coisas que eu não aprecio nos teus relatos. Mas tenho de dizer que fiquei bastante impressionado por estas palavras que mostram que és um grande homem e que aquilo que realmente importa um verdadeiro benfiquista. Espero que não vejas este comentário como o habitual "bota-abaixo", mas gostava sem dúvida de te ver a relatar mais sereno. Tenho de dizer que quando é golo aí até fazes os golos mais deliciosos :)

Um Bem Haja

André Gonçalves
- disse…
para as damas ofendidas que por aqui circulam deixo alguns destes vídeos...

http://www.youtube.com/watch?v=sF0u4QTEMcA

http://www.youtube.com/watch?v=0KIHSwdV0OQ

uma coisa q me irrita é que actualmente há uma tendência em Portugal para tudo seguir moldes pré-formatados... não há espaço para o risco.. para o estilo pessoal.. para a criatividade... isto é... para algo de valor acrescentado...

todos preferem não correr riscos.. se fizermos todos igual.. pronto resolve-se o problema pois ninguém se critica... vive-se na pasmaceira... mas ao menos não há polémicas.. conformismo total..

admiro-o pela sua coragem.. de ser original.. e de não se deixar prender a modelos...

talvez em certos instantes se possa ter excedido... o que eu acho perfeitamente natural quando se está a assistir a uma coisa tão emotiva como o jogo do nosso clube de coração...

talvez tenha sido parcial... (curiosamente recordo de si vários momentos em que até teve opiniões que diziam q o SLB tinha sido beneficiado naquela falta.. canto ou isso)
mas num mundo do futebol em que as vezes nem com 30 repetições há uma verdade absoluta... qual o mal da nossa interpretação pessoal.. cair para o benfica dos nossos corações.. por fazê-lo na BenficaTv é considerado parcial.. mas se tivesse a mesma opinião e o José Carlos estivesse na SportTV já seria opinião independente? enfim..

o Carlos por ser original, criativo e não se prender a moldes pe-concebidos está mais exposto, mas julgo q o único perigo que corre é o de melhorar.. :)

haverá opiniões válidas e uteis...
haverá outras tantas que apenas serão insultos À sua pessoa.. e essas acho q deve desprezá-las por completo..

Espero que continue a relatar por bons tempos na benficaTV. para mim já faz parte da imagem de marca da BenficaTV e isso é importante para um canal que se quer afirmar.. ter pessoas de referência no canal com que as pessoas se identifiquem... acho que desde início fez parte desse grupo bastante selectivo...

Não sei o que esperavam as pessoas de um relatador do BenficaTV, que se comportasse como um lagarto ou dragão a relatar jogos do benfica?

Votos de bom trabalho!

Amanhã "vemo-nos" na BenficaTV no Ajax Benfica!!

Cumprimentos
Ricardo Martins
http://twitter.com/rfam


;)
SLBGlorioso disse…
Boas!
Acho a sua forma de comentar os jogos boa, e acho que como o titulo diz que quer mudar de vida, acho que você esta a melhor para melhor nos últimos jogos pois esta mais sereno o que favorece.
Parabéns pela emissão do Ajax-Benfica pois foi de excelente qualidade.
Cumprimentos gloriosos.
Unknown disse…
Caro José: Podia "recomendar" muitas coisas mas a maior parte já por aqui foi dito. Apenas mais duas como benfiquista que sou.
1ª Não ligues a bocas de adeptos anti-benfica.......
2ª Manda-os para o "trabalho" perdão Cªªªªªª.

Abraço

Mensagens populares