o señor saramago

nunca escondi a minha incapacidade para conseguir ler o señor saramago. tentei o memorial do convento e a jangada de pedra e por aí fiquei. provavelmente não serei digno de entender a profundidade da mensagem que o autor radicado em espanha pretende passar.
também nunca escondi uma certa aversão aos insistentes recados que o señor saramago teima em passar defendendo um iberismo "contra-natura" que apenas alguns iluminados conseguirão entender e defender.
por outro lado a sua teimosia em manter a sua residência no país vizinho deixa-me, qual almodôvar, à beira de um ataque de nervos.
contudo, de quando em vez o señor saramago presenteia-nos com alguns mimos que só a sua proveta idade e provavelmente alguns "desarranjos" que daí advêm podem desculpar como por exemplo as declarações de ontem onde defende a continuação de antónio costa na câmara de lisboa.
nada tenho contra o edil da capital, que considero ser mais talhado para funções num qualquer ministério do que como autarca e que qualifico como um político honesto e competente, mas confesso que estas declarações vindas de quem tanto gosta de espanha, lá vive e defende com tamanho empenho muitas vezes em detrimento de portugal podem funcionar em sentido contrário.
por muito importante que possa ser o señor saramago o desprezo que destila contra portugal e as suas instituições não podem ser branqueadas independentemente do seu nome.
quem quer viver noutro país criticando teimosamente o país natal, defendendo um iberismo que ofende irremediavelmente a memória das tradições e da história de portugal, não pode exprimir desejos sobre os destinos dos que cá estão, a não ser que este este súbito interesse pelo país que ele tanto critica ao desejar a reeleição do presidente da autarquia da capital tenha algo a ver com a cedência da "casa do bicos" para a fundação que tem o nome do señor saramago que, quanto a mim, deveria era ter a sede da sua fundação numa qualquer cidade do país que ele tanto ama e defende, a espanha ou será que para financiar a sua fundação portugal já serve?

Comentários

os unas disse…
Está tudo dito, meu caro
simon disse…
Incapacidade tua, ó Soares, de entender, à imagem do memorial, alguma coisa assim notável de imaginação e beleza. E é já defeito teu, da natureza, além do claro despeito.
Estranha incapacidade a tua, ó Simon, de conseguires perceber o que eu escrevi. Já tinha assumido, ó Simon, a minha incapacidade em entender o señor saramago. o defeito é meu e da minha natureza agora despeito de quê e de quem? Por certo, ó Simon, não será do espanhol saramago.
editor69 disse…
É mais um caso de bicos...
"faz-me um a mim que a seguir faço eu a ti..."
o costa fez um ao señor saramago...
cedendo-lhe a cas dos ditos bicos para a sua fundácion...
agora o velhadas faz-lhe um outro bico dando-lhe o seu apoio...
se é que vale para algo...
putacuspar** a todos...!
A.Lopes disse…
Caro Simon, o seu comentário deveria ser dirigido ao editor69.
editor69 disse…
Diz o Lopes que...
"Caro Simon, o seu comentário deveria ser dirigido ao editor69."

é...
possivelmente seria incapacdade minha em entender a raiva que grassa em relação ao meu país por parte de "portugueses"...
quero que se fod** todas...
sem mais...

Abraço
A.Lopes disse…
"quero que se fod** todas..."

Suponho que se está a referir a Vieira da Silva e M.J.Pires...
Pedro Sousa disse…
Apesar de não concordar com algumas posições políticas de Saramago. Acho que também estão a levar ao extremo o facto de ele gostar de Espanha.

Afinal, ele é casado com uma espanhola, e por isso é prefeitamente legítimo que viva e em Espanha e que goste de lá viver!
O que Saramago é hoje não o deve a ninguém, tanto aqui como lá, por isso está no seu direito mandar os palpites e os disparates que quiser.

Saramago sempre foi assim, polémico e irreverante, agora quando ganhou o Nobel é que houve um grande aproveitamento e colagem à sua imagem! O facto de se querer ter para Portugal todas glórias do Nobel veio de cá. Saramago sempre foi e se sentiu um ibérico, apesar do meu patriotismo, ele tem todo o direito de se sentir assim!

Quer gostem ou não, ele é uma referência mundial da literatura do séc XX, por isso mais que posições políticas, é de saudar e preservar a cultura inerente ao sei nome.

Mensagens populares