21 razões para não gostar de espanhóis


recebi, aprovo e recomendo a leitura que se segue. português, galego, catalão e basco que se preze deverá venerar estes 21 mandamentos:

1. a mania que eles têm de invadir-nos de 200 em 200 anos só para levarem nos cornos. será masoquismo?!?
2. tratado de tordesilhas, em que eles ficaram com o ouro e a prata toda e nós com as mulatas e a caipirinha... pensando bem, o negócio até nem foi tão mau para nós porque, entretanto, o ouro e a prata acabaram-se.
3. as sevilhanas: que raio de gente com auto-estima se veste com vestidos às bolinhas tipo joaninha e saltita enquanto um parolo de cabelo oleoso geme como quem está com uma crise de hemorróidas?
4. castilla la macha, estremadura e andaluzia: todos eles desertos áridos e monótonos, mas sem camelos nem tipos de turbante para tirar fotos com os turistas.
5. o antigo costume espanhol de reclamarem para si terras às quais não têm direito (como gilbraltar, ceuta, olivença (que é nossa), as canárias, a galiza, a catalunha e claro o país basco.
6. enrique iglesias, y su magnifica verruga en la tromba.
7. a língua castelhana: esse prodígio da linguagem, em que seres humanos são capazes de emitir ruídos imitando perfeitamente o som de um cão a roer um osso.
8. filipe 1.
9. filipe 2.
10. filipe 3.
11. os seat, os piores automóveis que existem a oeste da varsóvia. boca chauvinista, a treinar diante do espelho: "yo esborracho tu seat marbella com mi pujante umm...olé"!
12. a guardía civil, e a sua mania de arrear porrada em políticos portugueses na fronteira: mesmo que eles estivessem a pedi-las, nos nossos políticos somos nós quem "molha a sopa".
13. badajoz, a segunda cidade mais feia do mundo, todas as restantes cidades de espanha estão empatadas no primeiro lugar, excluindo claro as cidades galegas, catalãs e bascas pois não são espanholas.
14. os nomes que ostentam: quer queiram, quer não, pilar é nome de uma viga de betão e mercedes é tudo menos nome de mulher!
15. a mania que têm de se afirmarem como uma nação unida quando três quintos da população tem um ódio de morte a espanha. naturalmente que portugal, galiza, catalunha e o país basco são as únicas nações ibéricas.
16. el córte inglés... até eles tiveram vergonha da sua criação, pelo que não lhe chamaram el córte español, optando por atirar as culpas a outro povo, inocente nesta matéria mas igualmente barrasco.
17. café espanhol: uma zurrapa intragável e, além disso, para se conseguir uma bica em espanha, o cliente tem que especificar expressamente que a quer "sin leche" e, à cautela, convirá também pedir sem sonasol, sem gelo, sem pêlos do peito do empregado...
18. a riquíssima culinária espanhola: paella de carne, paella de peixe, paella de gambas... claro que galegos, bascos e catalães têm uma culinária riquíssima, mas esses não são espanhóis.
19. o hábito cínico de nos tratarem por nuestros hermanos. aí o português deve, com ênfase, esclarecer: "xô, bastardo! vai prá puta que te pariu, olé"!
20. a televisão espanhola: 100% parola, e onde é considerado top de audiências um concurso em que a concorrente, chamada mercedes (vrumm! vrumm!), tem que dançar sevilhanas (arrghh!) com o enrique iglesias (vómitos!) para ganhar um seat (keep it!) ou um t2 em ayamonte (nãaaaaaaaao!).
21. já imaginando a contra-argumentação que alguns tentarão contra esta minha lista, devo lembrar que os filmes do canal 18 não são feitos em espanha, nem por espanhóis. vejam o genérico. são americanos e dobrados em espanhol porque os espanhóis ficariam logo murchos se ouvissem as senhoras a gemer noutra língua que não a sua. aliás, os espanhóis nunca foram muito dotados: sabiam que a durex comercializa em portugal preservativos com uma média de 1 cm mais compridos do que aqueles que comercializa em espanha?!?

agora, agradeçamos todos: «obrigado d. afonso henriques, por nos teres separado dessa raça, para que hoje possamos dizer, com orgulho, eu sou português!»

Comentários

Ricardo Campos disse…
eu gosto bem da galiza...
você aí em baixo tem azar pq a cidade espanhola mais proxima é badajoz...
quanto á gastronomia, quem escreveu q a gastronomia espanhola é só paella, conhece muito pouco de espanha.... os pratos de marisco da galiza são famosos, os cheletons de la mancha os pimentos padrosn, as lulas,etc e lembro-lhe que o melhor restaurante do mundo é em espanha, ou melhor na catalunha...hum!!! será que sou eu que estou errado, afinal catalunha não é espanha... assim como a galiza é Portugal!
Anónimo disse…
Caro José,

esquece-se que temos uns ladroes pior no governo que espanhóis, que estes estão muito mais desenvolvidos que nós, que no futebol, tem muito mais dinheiro que nós, o país é maior que o nosso, e que...nós somos uns aviadores vaidosos, que andamos sempre de nariz no ar, sem nada nos bolsos...valha-nos o vinho tinto e a sardinha.

Digo mais, não me importava de ser espanhol, pelo menos os meus filhos sempre podiam viver um pouco melhor que vivem actualmente em Portugal, mas muitos ainda preferem viver com o orgulho, algo que não dá pão e muitos menos sustento.

É quase como o outro, mesmo perdendo muitas vezes, diz que são sempre os maiores.

Abraço
Camila disse…
Olá.

Essa lista faz-me lembrar a velha máxima do "Botas".

"Orgulhosamente sós!"

Somos tão bons, tão bons e por isso estamos, como estamos.

Cumprimentos

Camila
Dylan disse…
Discordo completamente de alguns pontos:

-Só a Andaluzia (do tamanho de Portugal), tem uma diversidade de paisagens impressionantes - praias deslumbrantes, montanhas com neve em quase todo o ano, frondosos parques naturais, desertos à melhor maneira do faroeste.
-A marca Seat tem um prestigio e potência mundialmente reconhecidas não esquecendo ofuscante "design"(mesmo equipamento motor da VW)
-Cidades feias? Posso dizer que muitas cidades e vilas são Património Mundial da Humanidade, de uma beleza natural e de um património irrepreensiveis. Isto sem falar do legado cultural deixado por antigos povos que habitaram a Peninsula Ibérica.

A razão para não gostar de espanhois? As touradas, sem dúvida.
Anónimo disse…
não gostar de touradas???

deves gostar de fumar umas drogas e incomodar as pessoas com o tabaco, mas touradas fazem.te impressão...

enfim!! mariquices!!!

acabem mas é com a caça ou deêm armas aos coelhos!
Anónimo disse…
A elevação deste blog já teve melhores dias...

Zé: poe ordem nisto. Ou há moral, ou comem todos...

Ass. RG
Anónimo disse…
estes anonimos devem ser espanhois...
Naturalmente que os comentários anónimos passarão a ser eliminados se contiverem "javardices".
Sofia disse…
tanta ira!!! vá lá, é Natal...

JCS, um Natal cheio de coisas boas... tudo menos caramelos :o)

Beijo Grande
Sofia
Pronto, está bem, é natal, pronto... xô ira, é Natal...até para os espanhóis? Ná...eles só festejam os Reis...eheheheheheheh
Dj Rumbero disse…
Ze Carlos admiro muito o teu trabalho mas este texto anti espanhois mostra uma profunda ignoracia cuanto a esse país. Uma coisa que aprendemos quando conhecemos mundo é que nao há umas culturas e uns paises melhores nem piores que outros apenas sao diferentes entre si e uns t^m coisas de que pessoalmente gostamos mais e outros menos. Tirando a parte do café onde é dificil encontrar um bom España, em relaçao a qualquer outro pais, Portugal nem é melhor nem pior é apenas diferente e este texto mostra a profunda inveja que muitos portugueses têm dos espanhois se nao fosse assim nao lhe dariam tanta importancia. Os espanhois nao têm nenhum destes complexos em relaçao aos Portugueses apenas consideram Portugal como um Pais pequenino alí ao lado ou simplesmente ignoram-nos. Como França está "mais à frente" que Espanha alguns Espanhois têm um sentimento por França como alguns Portugueses por Espanha e isso só mostra a realiidade de que sao inferiores.
É como os portistas sempre a falar do Benfica, se nos dao tanta importancia é por alguma coisa.
É por este tipo de textos e mentalidad que Portugal nao sai da cepa torta.
Tenho Dito.
Anónimo disse…
Quanto ao tamanho do preservativo de Portugal ser maior, não deve ter nenhuma relação a portugueses mais bem dotados.Pelo menos o espanhol que eu conheço é superdotado e muito quente.E olha que eu sou brasileira e sempre fui muito bem servida.

Mensagens populares