tvi: censura ou forma?

acho por bem esclarecer alguns pontos que, parece, estão a fazer confusão em algumas cabeças.
em primeiro lugar não posso obviamente concordar com qualquer tipo de censura, logo eu que tenho este defeito de falar pelos cotovelos e disparar em várias direcções e muitas delas na minha própria.
contudo, não considero que o ocorrido na tvi tivesse sido um caso de censura mas sim um caso de "forma" e bom gosto. poderão alguns questionar quem sou eu para falar de bom gosto se apresentei um programa como o "bombástico"?
concordo com essa análise mas o "bombástico" durou três meses e antes, na tvi, apresentara durante 7 anos o "contra-ataque" ainda hoje considerado o melhor programa de desporto da televisão portuguesa, durante 1 ano apresentei o tvi jornal, de segunda a sexta à hora de almoço, para além de vários outros programas e em todos os casos ninguém, no seu perfeito juízo, poderá acusar-me do que quer que seja. tenho por isso moral e conhecimento para discernir o que tem ou não bom gosto e claramente a "forma" do jornal de sexta da tvi não tinha bom gosto nenhum, independentemente do seu conteúdo. o que é certo é que nos últimos 6 anos apenas sou avaliado por aquilo que aconteceu em 3 meses...
tenho por isso a certeza que na génese da decisão da administração da tvi estava, há vários anos, o desejo de eliminar a forma e não o conteúdo porque, como se viu na passada sexta-feira, o alinhamento foi seguido independentemente de quem o apresentou.
tanto quanto julgo saber a censura exerce-se sobre o conteúdo e não sobre elementos acessórios e ninguém impediu a divulgação das "caixas" anunciadas. entendo que nesta fase de campanha eleitoral tudo possa servir para atacar o poder, independentemente de quem o exerce porque me recordo dos tempos em que cavaco silva era primeiro ministro e os argumentos esgrimidos pela oposição e pela imprensa "afecta à causa"eram os mesmos que agora são utilizados, à esquerda e à direita.
a prova do clima de medo e intimidação que se vivia na tvi está agora a ver-se, e amanhã já poderão ler-se vários depoimentos de jornalistas da tvi que durante todos estes anos viram a sua dignidade ultrajada, a sua honra profanada e muitos a sua saúde mental afectada.
durante as últimas horas tenho recebido várias mensagens de antigos colegas da tvi dando-me conta da sua satisfação pelo que está a acontecer em queluz, muitos deles já falaram aos jornais com alívio por finalmente poderem dizer: basta, nós somos gente!
quanto a algumas acusações de que me estaria a fazer a um eventual regresso à tvi desde já afirmo o seguinte:
tenho perfeita consciência de que o meu tempo acabou e que o passado é apenas história. as pessoas que eventualmente irão assumir cargos na futura estrutura da direcção de informação, pelo menos nesta fase transitória, têm outras opções, eventualmente mais válidas do que eu. e os outros que virão a seguir também.
tenho consciência que não estou nas boas graças de quem exerce o poder nas suas mais variadas vertentes e caso um milagre viesse a acontecer até eu ficaria espantado porque infelizmente em portugal apenas se premeia o compadrio e eu não jogo nesses tabuleiros.
tudo o que tenho escrito e dito ao longo destes 5 anos, aqui e em outros espaços, tem apenas e só a ver com o desejo de ver ser feita justiça e ver condenada uma personagem que muito mal fez a pessoas de quem gosto que não merecem tudo aquilo porque passaram e que por medo estiveram silenciadas durante todos estes anos.
dei e dou o "corpo às balas" por amizade, por justiça e pela verdade.
é também verdade que alguns "colaboracionistas" aproveitam agora, qual ratos de convés, para se colar e tentar sobreviver ao que aí vem mas a esses restará esperar pelo perdão de uma redacção que está a despertar e provavelmente ávida de vingança, o que não se recomenda nem deseja.



Comentários

Muito bem, Zé. Este episódio apenas confirma as redacções como lugares muito mal frequentados, onde campeia a inveja, a cobardia, a subserviência e a incompetência. E onde aqueles que são singulares e originais dificilmente sobrevivem porque é na mediana da mediocridade que se criam as bactérias jornalisticas.Força no pau e bom mergulho na História pois esta muitas vezes reconforta-nos com o mundo.
Rui Magalhães disse…
É esta insenção que eu aprecio nos seus comentários.
Também acho que não houve pressões políticas, porque isso significaria um suícidio político.
E como benfiquista acho que está muito bem onde está.(Benfica TV)
Petrus disse…
O nosso Primeiro pode ter muitos defeitos, e eu até nem sou propriamente admirador da figurinha, mas parece-me uma teoria de conspiração um pouco pobre esta de me quererem vender que o homem ia, a menos de um mês de eleições, meter-se nesta "camisa de onze varas".
A D. Manuela não fosse esposa do sr. ex-director e talvez pudesse estar há muito tempo a apresentar o TeleRural na RTP.

Mensagens populares