tvi: por trás de uma demissão

a tempestade continua a assolar queluz de baixo depois de conhecido o afastamento, em formato demissão, da direcção de informação da tvi.
convém analisar, tanto quanto possível cronologicamente, os factos que levaram a esta ruptura.
quem tem a paciência de me ler, primeiro no eu vou mas volto de junho de 2003 a setembro de 2008 e desde aí aqui no café da esquina, sempre pôde acompanhar mais ou menos por dentro tudo o que se passava na redacção da tvi e sempre com factos verdadeiros.
esta era uma situação que há muito se adivinhava e desejava, até por alguns dos que hoje têm gritado aos 4 ventos que a liberdade de imprensa foi violada em queluz.
nunca se tratou de liberdade de imprensa mas sim de luta pelo poder e principalmente por falta de tacto e sensibilidade para o usar, como sempre foi apanágio da esposa do até pouco tempo director geral da tvi.
desde os tempos em que miguel paes do amaral era o dono da tvi que se falava e desenhava a saída do casal e de mais 3 ou 4 amigos que dominavam a redacção e não só.
por esses tempos chegaram mesmo a ser convidados jornalistas para integrarem a nova estrutura responsável pela direcção de informação da tvi.
numa sexta-feira todos estavam de prevenção para a eventualidade de na segunda-feira seguinte já terem que assegurar a edição do jornal nacional porque na manhã desse dia haveria uma reunião onde os poderes iriam ser divididos e a esposa do até aí director geral seria liminarmente despedida.
sorte de uns azar de outros, nesse fim de semana uma queda a cavalo impediu a reunião e com ela tudo voltou à estaca zero.
desde aí a pressão foi-se acentuando havendo contudo, um factor que sempre inibiu o afastamento ou pelo menos a separação do casal: a elevada indemnização que haveria a pagar.
durante todo este período foram muitas as figuras ligadas ao poder vigente em queluz que, por baixo dos panos e de norte a sul, passaram pelos gabinetes das diversas administrações oferecendo-se para ajudar a tirar o tapete ao casal desde que os seus lugares em queluz viessem a ser reforçados, na época ou talvez agora...
toda esta campanha para afastar o casal do poder era orquestrada de dentro para fora mas apoiada por alguns próximos do casal que mantinham os canais de informação abertos.
entretanto a redacção ia ficando cada vez mais enfraquecida já que a forma como alguns eram ostracizados e tratados pelo casal e os seus homens e mulheres de mão, serviam de exemplo a todos os outros e aos poucos a letargia tomou conta de quase todos.
as reuniões na redacção foram proibidas e as eleições para o conselho de redacção evitadas, muitos dos que foram nomeados para lugares de chefia não o eram pela sua competência profissional mas sim pelos favores a que se prestavam, ajudando a minar o caminho a outros mais competentes mas nada dispostos a serem tratados como "carneiros".
poucos são aqueles que conseguiram manter a espinha direita e os seus cargos...
aos poucos criou-se uma nova espécie de jornalistas na redacção de queluz: o "jet-set" que saia nas revistas e nos jornais a sublimar os donos e são precisamente esses que agora mais sofrem com a situação.
esta tarde já se realizou aquilo que foi apelidado de "plenário espontâneo" curiosamente realizado na redacção e não no refeitório, esta tarde já se falou na eleição de um conselho de redacção. agora já dá jeito haver plenários, agora já dá jeito haver conselho de redacção, ao que chega a hipocrisia.
em pouco mais de uma hora realizou-se o plenário e com a ajuda de um advogado da tvi lá foi feito um abaixo-assinado e mesmo esse não foi rubricado por todos e por certo nem todos se revêm nesse documento que só deve ter sido entregue na reunião com a administração por "colaboracionistas" ...
resta agora saber se na futura estrutura directiva, que será sempre uma estrutura a prazo, irão estar alguns daqueles que se sentaram nos gabinetes das várias administrações a oferecem os seus préstimos para minar o caminho do casal, mas que pela sua frente sempre juraram obediência e fidelidade eterna, sim por gente desta apenas consegue ser fiel e nunca leal.

Comentários

Mensagens populares