fumar nos aeroportos



de volta, com 12 horas de atraso, revejo as notas da viagem a chipre e decido começar pelo vício.
já se sabe que no aeroporto de lisboa é proibido fumar em todos os lugares. concordo porque os não fumadores têm o direito de não serem incomodados com o fumo dos outros, mas também é verdade que os "outros" também têm o direito ao seu fumo.
assim sendo chegado a munique, na viagem de ida, deparei-me com espaços próprios para os fumadores,
umas "gaiolas" patrocinadas por uma marca de cigarros mas onde os viciados, nos quais me incluo, exercem o seu direito sem prejudicar ninguém, a não ser eles próprios.
o ar é propositadamente impregnado de odores fortes e densos porque o espaço é exíguo e os frequentadores são muitos contudo, no terminal h existe uma sala digna onde os fumadores são tratados como gente.
no aeroporto de larnaca existe também um espaço para fumadores e nessa área existe mesmo um bar acolhedor que curiosamente era o mais concorrido do aeroporto.
já em krankfurt apenas existem as "gaiolas" mas como o aeroporto está a sofrer obras de beneficiação presumo que no futuro venha a ser dotado de salas como as de munique.
o curioso nisto tudo é que estando a falar de três países membros da união europeia, apenas o mais pobre assuma as regras de forma inflexível e redutora.
fica a imagem de um viciado na gaiola e na sala luxuosa exercendo o seu direito de cometer suicídio: fumar...

Comentários

Mensagens populares